quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mico-leão-dourado

Os predadores naturais dos micos-leões, como as jibóias, os gaviões, as corujas e pequenos felinos, mas eles não ameaçam a integridade das espécies. São os seres humanos que ocupam e destroem o habitat natural o principal inimigo dos micos-leões na natureza. 

Mata Atlânticaúnico habitat dos micos-leões, encontra-se reduzida a cerca de 7% do seu tamanho original. Esta fragmentação acelerada devido ao desmatamento para exploração da madeira, práticas agrícolas e ocupação humana é a principal ameaça à sobrevivência dos micos-leões e de centenas de outras espécies. A fragmentação das áreas em que os micos vivem, reduzem a área de vida dos animais e impedem que eles se movimentem entre as áreas em busca de alimentos e de novas áreas para ocupação. 

caça ilegal para fins comerciais é outro fator que ameaça os micos-leões. Muitos animais são capturados e morrem antes mesmo de serem vendidos. Isto acontece porque os micos são territorialistas e agressivos. Quando colocados junto com micos de outros grupos familiares eles brigam até a morte. 
Em todo o mundo os micos-leões são símbolos da preservação da Mata Atlântica. Muitas pessoas estão envolvidas nas atividades para conservação destas espécies dóceis e carismáticas. Praticamente todas as áreas de ocorrência dos micos-leões foram transformadas em áreas de preservação ambiental e inúmeros esforços têm sido feitos para que as espécies deixem de ser ameaçadas, incluindo, por exemplo, re-introdução de animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural. A educação ambiental para as comunidades, especialmente crianças, que vivem próximas às reservas também é essencial para evitar a captura destes animais que são usados como bichos de estimação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário