quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Narval a baleia unicórnio


O Narval é um Cetáceo (Família da Baleias) que vive no Círculo Polar Ártico e tem como característica incomum um dente extremamente protuberante na arcada superior que faz com que ele adote a forma de um chifre que chega fácilmente a incríveis três metros de comprimento, quase metade do comprimento do próprio animal.
Este chifre é próprio dos machos da espécie, e é ele que faz uma fêmea se interessar em copular, cerca de um em cada 500 bichos destes tem a sorte de nascer com dois chifres, o que faz dele o garanhão de sua turma. Seu chifre é feito de marfin, e pena que ele tem um alto valor comercial, o Narval é vítima da pesca predatória para que seu chifre vire brincos e colares que só podem ser compradas por pessoas mais bem condicionadas. Outra curiosidade sobre seu chifre é que os antigos Nórdicos o usavam para tentar provar a existência dos unicórnios, e acreditavam que possuia propriedades mágica (é provável que não conseguiram, né?…).
Dando uma pesquisada rápida no no site do Seu Tubo descobri um vídeo interessante do Canal  National Geographic que mostra os bichos vivendo em seu habitat natural, para mostrar que eles existem mesmo e que eu não estou mentindo pra você.
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário