segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quati

Seu nome popular é Quati mas é cientificamente chamado de Nasua nasua Apesar de possuírem hábito alimentar predominantemente frugívoro, há épocas do ano, quando a escassez de frutas é alta, que podem tornar-se carnívoros.
O seu peso é variável entre 3,5 a 6 Kg e na maioria das vezes o macho é maior que a fêmea.
A época reprodutiva dos Quatis corresponde com a época de abundancia de frutas.Um macho adulto pode ser aceito a um grupo de fêmeas se tiver um total respeito e obediência isto é total subordinação a ela.Quando as fêmeas vão dar cria elas se separam do grupo e sobem em árvores para construir seu ninho.
O período de gestação da fêmea é de 10 a 11 semanas isso vária, nascendo de 2 a 7 filhotes pode pesar de 100 a 110 g.
Com 5 semanas o filhote sai do ninho,com 15 meses já se tornam adultos e mais responsáveis e com já 2 anos conseguem a maturidade sexual.
Os quatis pertencem ao grupo dos carnívoros e pertence à família Procyonidae.
Os Quatis vivem em árvores e formam grupos de 4 a 20 integrantes que percorrem as matas a procura de alimentos dos quais são pequenas aves, ovos, insetos, frutas, vermes ou larvas presentes no solo (seu fucinho é flexível exatamente para pegar coisas do chão).
Percorrem cerca de 1,5 a 2 Km a procura de alimento.
Os Quatis são diurnos (isso é gostam do dia) apesar de constantemente os machos fazerem atividades noturnas.
Curiosidades:Um macho com mais de 2 anos, que ainda não faça parte de um grupo, torna-se solitário exceto no período reprodutivo.
Dicas:Um lugar muito legal de encontrar essas comédias é no Parque Nacional do Iguaçu onde é localizada as cataratas um lugar muito interessante eu mesma já fui lá e me encantei com essas gracinhas e com aquele aguaceiro!!!
     

2 comentários:

  1. Gostei muito! Fico feliz com seu interesse pela natureza e por buscar informações sobre o tema que lhe interessa. Adorei ter ido com você até Foz do Iguaçu onde tivemos oportunidade de conhecer juntos este bichinho tão simpático. Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi pai depois de ter conhecido esse bicho tão fofinho não deu pra não falar sobre ele.

    ResponderExcluir